aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Ateliers com Professor Nuno Franco

No segundo período, entre 22 de Fevereiro e 11 de Março de 2016, a equipa da Biblioteca Escolar, em parceria com o professor e artista plástico Nuno Franco, desenvolveu uma proposta de aprendizagem e de experimentação artística, através da realização de ateliers, de Cinema de Animação, de Pintura e de Escultura, englobados no projeto “Mar Português”, junto das Escolas do Ensino Básico do 1º Ciclo e dos Jardins de Infância do Agrupamento.

A ação realizada abrangeu quinze turmas do primeiro ciclo e sete grupos de crianças do pré-escolar, num total de cerca de 400 alunos/crianças, que participaram nos vários ateliers dinamizados pelo Nuno Franco: VAMOS FAZER MARES ANIMADOS?; PEQUENOS ESCULTORES, DO MAR VÊM HISTÓRIAS, DE LÁ TANTAS CORES!; SE PINTAR COM MAR, QUE HISTÓRIAS VOU IMAGINAR?.

O Atelier “Vamos Fazer Mares Animados?” foi desenvolvido nos vários estabelecimentos de ensino, (Prageira, Filtro, Alemão e Escola Velha), com as turmas do 1º ao 4º ano. Em cada turma foi feita a abordagem do tema, “Cinema de Animação”, através de uma breve explicação acerca do processo e da técnica de animação tradicional, desenho à mão e do visionamento do filme Encontro, realizado pelo Nuno Franco, baseado na Lenda de Peniche “Os Passos de D. Leonor”.

A atividade incluiu também uma parte prática, tendo cada aluno realizado doze desenhos inspirados no Mar, com os materiais riscadores à escolha, (lápis de pastel seco, de óleo, de cera, de cor, de carvão e marcadores), sobre papel, (folhas brancas A4) e aplicado a técnica adquirida. Estes trabalhos irão ser utilizados na produção de uma curta-metragem coletiva.

Ver documento completo com todas as atividades desenvolvidas pelo Professor Nuno Franco - aqui.