aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

1º Torneio Interturmas na Khan Academy

No âmbito do projeto-piloto “Matemática e Khan Academy”, a que o nosso Agrupamento aderiu, foi realizado o 1.º Torneio Interturmas na Khan Academy (TIKA). Consistiu num torneio criado para motivar os alunos para a utilização sistemática dos recursos de matemática da plataforma Khan Academy, proporcionando-lhes oportunidades de prática e promovendo as aprendizagens da Matemática de forma lúdica e motivadora. A fase de qualificação do TIKA decorreu na semana de 27 a 31 de março de 2017. Após uma semana de muito trabalho realizado pelos alunos, foram apurados os vencedores: - um aluno por ciclo de escolaridade e por escola aderente. No nosso agrupamento, a aluna, Maria Caetano da Escola do Filtro - 1º ciclo; o Mateus Simões, do 2º ciclo e a Iara Dias, do 3º ciclo, ambos a frequentar a escola sede.  Os agrupamentos envolvidos são, além do nosso, o Agrupamento de Escolas do Cadaval, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.

Como prémio a equipa responsável - Fundação PT, Educom e Direção Geral de Educação, proporcionaram a estes alunos uma manhã memorável, com uma visita de estudo ao Emissor de Monsanto. Durante a tarde, os quinze alunos dos cinco agrupamentos envolvidos, realizaram uma prova de 90 minutos no Forum Picoas - espaço showroom da PT, tendo sido apurados os três primeiros lugares de cada ciclo entre os cinco agrupamentos.

A aluna Maria Caetano do 4º ano foi uma aluna vencedora através de uma presença notada, um sorriso sempre presente e uma simpatia enorme. A aluna Iara Dias do 8ºD, com um magnífico 2º lugar entre os alunos do 3º ciclo e o aluno Mateus Simões do 6º ano com um distinto 1º lugar entre os alunos do 2º ciclo, representaram o Agrupamento da melhor forma possível, ultrapassando todas as expetativas.  Os "vermelhos" - cor olímpica atribuída ao nosso agrupamento, deixaram uma boa marca neste primeiro Torneio TIKA.

Os professores Susana Sousinha, Margarida Ferrão, João Cláudio Neves, Susana Roquete e Marco Neves, agradecem a todos os seus alunos o esforço e a dedicação suplementar, dada à disciplina de matemática através da Khan Academy. Também querem manifestar o seu agrado aos pais e encarregados de educação que de alguma forma têm colaborado neste projeto.

O Agrupamento, aproveita esta oportunidade para felicitar todos os alunos que têm desenvolvido trabalho na Khan Academy, dar os parabéns aos vencedores a nível de ciclo/escola, que se deslocaram a Lisboa e aos dois medalhados, em especial, Iara Dias e Mateus Simões, uma felicitação especial por este momento de conquista. Aproveita ainda este momento para agradecer à Fundação PT, à Educom e à DGE, pelo convite dirigido ao nosso Agrupamento para fazermos parte deste projeto piloto, pela formação que tem proporcionado aos nossos docentes e principalmente pela mais valia que o projeto tem sido para os nossos alunos. Um muito obrigado a todos em nome de toda a comunidade educativa, O Diretor Rui Cintrão.