aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Canoagem

História

A Canoagem em Portugal remonta ao início do Século XX. Inicialmente usada em passeios, em praias para atividades desportivas ou em descidas de rios. Os primeiros Kayaks foram trazidos por estrangeiros, tal como as primeiras empresas do sector. Estas impulsionaram a prática desta modalidade. 

Esta modalidade aliciou a população portuguesa, fomentando a sua prática, aumentando o número de atletas e a evolução técnica dos treinos. A partir de 1969, dá-se a primeira revolução técnica e metodológica do ensino da canoagem. Surgiram aí os primeiros contactos Internacionais e os primeiros KAYAKs olímpicos. Ao longo do tempo a Canoagem tem vindo a obter mais adeptos e conquistando alguns resultados de 1ª linha desportiva em termos internacionais.

Esta modalidade apareceu em Peniche no âmbito do Desporto Escolar há aproximadamente 15 anos, tendo o primeiro espaço de treino sido a barragem de São Bernardino. Depois mais tarde começaram os treinos na Atouguia da Baleia, nomeadamente na barragem de São Domingos.


Até este ano letivo, as escolas que tinham abraçado esta modalidade eram a Escola Secundária de Peniche e a EB 2,3 Atouguia da Baleia. Este ano e com o aparecimento do Centro de Formação Desportivo, a nossa escola e a EBI de Peniche também contam com esta modalidade nas suas opções desportivas de escola.

Treinos

Os treinos de canoagem para a nossa escola ocorrem todas as 2ª feiras das 14:30h às 16:30h e às 4ª feiras das 15:00h às 17:00h.

Objetivos

1-    Divulgação da modalidade;

2-    Desenvolvimento das capacidades físicas dos alunos, promovendo os hábitos desportivos como forma de integração sociocultural;

3-    Incentivar o espirito de entreajuda e fair-play nos alunos;

4-    Promover as dinâmicas de grupo;

5-    Desenvolvimento de uma mentalidade de respeito pela natureza e pelo mar;

6-    Incentivar os alunos o hábito do treino para uma evolução desportiva/competitiva.

NORMAS ESPECÍFICAS DA CANOAGEM NA ESCOLA:

1 – A regra principal da Canoagem na escola é a segurança. É uma atividade de desporto/lazer, que envolve alguns riscos inerentes do local onde é praticada. Como tal todos os alunos deverão saber nadar e realizar uma prova em que se confirmará a aptidão física e o á vontade do mesmo no meio aquático.

2 – Deverão ter uma atitude responsável perante a sua segurança e a dos colegas, nunca pondo em risco as normas gerais de funcionamento do clube. Devido á responsabilidade que uma atividade náutica representa, quem não cumprir as indicações dadas pelos professores responsáveis será posteriormente excluído do clube de canoagem.

3 – O local de encontro será junto ao Clube Naval de Peniche, por volta das 14.30 de segunda-feira e pelas 15h de quarta-feira. O términus da atividade decorrerá por volta das 16.30h/17.00h. É da responsabilidade do encarregado de educação a deslocação para o local de treino.

4 – Sempre que as condições meteorológicas não o permitam, a atividade será dada de uma forma mais teórica em local a combinar previamente. Estas informações estarão afixadas no expositor, junto ao bloco A.

5 – Nos dias em que participem nas atividades devem ter cuidado com a alimentação, optando por algo mais ligeiro, devido ao contexto da atividade.

6 – O material a utilizar por parte dos alunos terá que ver com as condições climatéricas. Poderá ser apenas necessário o uso de uma t’shirt e calções. Em condições climatéricas mais adversas poderá ser necessário o uso de um fato de neoprene ou material impermeável. O equipamento é da responsabilidade de cada aluno.

7 – Por uma questão de segurança dos alunos e dos encarregados de educação, os alunos não poderão abandonar o local de treino enquanto a atividade estiver a decorrer. Deverão cumprir o horário desde o seu início até ao fim.