aeluisdetaide

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Procedimento Concursal

Procedimento concursal - contratação de um docente para o grupo 500

Grupo 500 - Matemática

Lista de Ordenação - NOVO

Visita de estudo de Português e História – 9º ano

Do Auto da Barca do Inferno à Assembleia da República

No dia 16 de janeiro, os alunos de todas as turmas do 9º ano e CEF Empregado de Mesa tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro Auto da barca do Inferno no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Para além disso, docentes e discentes assistiram, ainda, a uma sessão plenária na Assembleia da república, podendo aperceber-se da dinâmica da democracia portuguesa.

Importa referir que a sátira intemporal da obra de Gil Vicente permitiu criar um espetáculo, apresentado nos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, onde a proximidade com o público escolar e a sociedade atual nos obriga a refletir sobre a nossa condição. Foi, sem dúvida, uma peça teatral, cuja interpretação e música contemporâneas que acompanham o jogo entre os atores, tiveram como resultado um espetáculo divertido, cheio de ritmo, dinamismo e interação. Na verdade, os nossos alunos puderam participar como figurantes do auto, interagindo com os atores, e por breves momentos, partilhar da máxima latina “ridendo castigat mores”.

É de salientar ainda que os alunos envolvidos visitaram o Mosteiro dos Jerónimos, um monumento fundamental da arquitetura manuelina do séc. XVI, consagrado à descoberta do caminho marítimo para a Índia e classificado pela UNESCO como Património Mundial.

Esta atividade cujo balanço foi bastante positivo dados os conhecimentos adquiridos, a postura dos alunos e a relação salutar estabelecida entre todos, foi organizada e dinamizada pelos professores de Português e História do 3º ciclo e os discentes foram acompanhados pelos professores Paula Santos, Paula Farto, Cristina Balau, Ana Cristina Silva, Susana Rocha e José Paulo.

É de salientar ainda que o referido auto consta da lista de obras e textos para Educação Literária propostas nas Metas Curriculares de Português do 9º ano e, como tal, é alvo de análise e estudo em sala de aula, proporcionando aos discentes um contacto direto com as personagens e com o texto de Gil Vicente, considerado por muitos o pai do teatro português.

Desporto Escolar - Corta Mato do Oeste

Dos alunos apurados para esta prova desportiva compareceram no embarque 37 alunos.

É de louvar todos os alunos participantes pela sua determinação e desgaste físico, atendendo às difíceis condições atmosféricas e consequente estado do solo que os obrigou a um esforço suplementar, não tendo nenhum deles desistido de uma prova tão difícil nos respectivos escalões etários.

Salienta-se ainda o brilhante desempenho dos alunos que representavam a escola no escalão infantil B masculinos, os quais obtiveram o 2º lugar da classificação por equipas:

Dinis Ribeiro - 7º C

João Dinis - 7º D

Diogo Gomes - 7º B

Tiago Ferreira - 7º D

OS NOSSOS PARABÉNS!!!

DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ

30 DE JANEIRO

A comemoração deste dia, a partir de 1964, teve como objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz.

Nesta data (dia da morte de Mahatma Gandhi), procura-se igualmente sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo.

A  Escola Básica do 1º ciclo nº 4 e o Jardim de Infância do Alemão, convidaram a comunidade educativa a marcarem presença neste Estabelecimento de Educação, para em conjunto, assinalarem esta data.

Agradecemos a presença de todos os que compareceram na nossa escolinha!


Dia de Reis - JI Alemão

O nosso bolinho rei

No dia 6 de janeiro, festejámos o dia de Reis no nosso Jardim de Infância do Alemão.

Depois de vermos a história dos “ 3 Reis Magos” no quadro interativo, fomos fazer 1 bolo rei… 1 não, muitos…. Porque cada um de nós, amassou, enfeitou e levou para casa para a Mãe e o Pai cozerem no forno e comermos quentinho!

A receita está aqui! Ficou tão bom !!!!!!! Querem experimentar? É fácil de fazer.

bolo rei

Oficina Reciclagem de Vestuário

imagem Oficina

De Porto de Mós a Fátima a pé

fatima

A fim de proporcionar aos alunos do 9º ano de escolaridade o afastamento da vida quotidiana e por vezes artificial, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica levou-os mais longe e mais alto, sublinhando a importância da sua dimensão espiritual.

Deste modo, no passado dia 10 de janeiro, cerca de 20 alunos do 9º ano de escolaridade, reuniram-se com um único objetivo comum: ir ao encontro da Mãe do Céu, à sua “casa”, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, de modo a proporcionar-lhes um espaço de reflexão e oração.

Ao bater das sete badaladas da manhã, os alunos, acompanhados por duas professoras (Catarina Fonseca, Filomena Damil) partiram até Porto de Mós, começando daí, os últimos 20Km da caminhada até Fátima, intitulada “Peregrinos a caminho... Pára, escuta e olha...”.

A chegada a Fátima aconteceu por volta das 13:30. Aí, antes de se dirigirem ao santuário pararam, de forma a refletir um pouco na caminhada feita. Posteriormente, desceram todos de mãos dadas até a capelinha de Nossa Senhora de Fátima.

Na hora de almoço, novas amizades se foram criando entre as turmas. Depois do almoço reforçado, os alunos dirigiram-se às casas dos três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. De missão cumprida, com algumas “bolhas” nos pés, algum cansaço, mas bastante satisfeitos, os alunos dirigiram-se ao autocarro, de forma a regressarem a Peniche.

Tertúlia na Biblioteca

tertulia

No dia 30 de novembro, no espaço da nossa biblioteca e durante a Feira do Livro, teve lugar uma “Tertúlia”, organizada e dinamizada pelas professoras de Português do 3º ciclo (Paula Santos, Paula Farto e Cristina Balau) em parceria com a equipa da biblioteca escolar (Professoras Paula Santos e Cândida Calongo) e a professora Bibliotecária (Ana Paula Souto). Neste evento participaram inúmeros alunos dos professores de Português do 2º e 3º ciclos, de Inglês, de Música, do Clube de Teatro e do projeto “O sono do herói”.

Vários foram os momentos de declamação e dramatização de poesia em várias línguas desde o português, inglês, ucraniano e mandarim, que nos fizeram voar para outras paragens.

Foi ainda apresentado o projeto “O sono do herói” e a nossa “Almofadinha” dinamizados pelos professores Paula Santos, Ana Paula Souto e João Neves que sensibilizaram todos os presentes para a importância do sono, sobretudo junto dos nossos alunos.

Este evento contou ainda com a participação e colaboração da Associação de Pais que nos presenteou com a presença da escritora Alice Pitau. Com a sua simpatia, a autora encantou-nos com os seus poemas sobre Peniche e promete voltar, no 2º período, durante a Semana da Leitura. Ficamos à espera!

Exposição Educação Visual

Nas aulas de Educação Visual os alunos são convidados a pôr em prática a sua criatividade e originalidade.  Os alunos dos 8º anos produziram uma instalação plástica usando formas orgânicas e tendo como base material reciclado ou seja revistas, jornais, papeis variados…enfim…lixo que se transforma em arte e que nos transmite sensações, emoções e  que apelam a todo o nosso imaginário.

O espaço físico privilegiado para acolher esta instalação foi a Biblioteca Escolar, promovendo a articulação deste espaço com as artes.

Jantar de Natal

No dia 17 de Dezembro decorreu mais um jantar de Natal da D. Luís de Ataíde. O jantar contou com a presença dos mais diversos representantes da comunidade escolar. Conjuntamente com os professores e funcionários estiveram presentes o Ex.mo Sr. Vice Presidente da Câmara Municipal de Peniche, o Ex.mo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Peniche, o Ex.mo Sr. Professor Raúl Santos e a Ex.ma Presidente da Associação de Pais.

O jantar decorreu num ambiente de confraternização e espirito natalício (como se pode confirmar por algumas fotos).

Agradecemos a todos os que compareceram e contribuíram de forma positiva para que o jantar tenha sido um êxito.

Um agradecimento muito especial a todos os alunos dos cursos de educação e formação de cozinha e mesa que apresentaram mais uma vez o seu profissionalismo e dedicação, tanto no serviço como na confeção dos pratos apresentados.

Às professoras Helena Amaral e Susana Rocha e às formadoras Ana Fialho (formadora de cozinha) e Carla Silva (formadora de mesa) o nosso muito obrigado pela dedicação e tempo disponibilizado para a preparação/confeção dos pratos e decoração da sala.

Workshop de Dança

Durante o primeiro período realizaram-se dois "workshops" de dança criativa orientadas pela professora Ana João Silva. O grupo de alunos participantes demonstrou grande entusiasmo e motivação na atividade., pelo que estas iniciativas irão ter continuidade no próximo período.

images/docs/danca.jpg

Pág. 23 de 25