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Clube de Cinema

"A educação deve ser um esforço constante de adaptação ao mundo moderno, às novas necessidades da sociedade e às novas possibilidades dos jovens. A educação tem que se transformar continuamente."

M. Luisa Fabra

“A nova pedagogia”

Salvat, editora do Brasil, 1979

cinema

Em  exibição 
Próxima Semana

Título original: Charlie and the Chocolate Factory (filme)

Lançamento: 2005

Sinopse:

Charlie é um garoto pobre que vive com seus pais e avós numa pequena e miserável casa (provavelmente em Londres). Ele é um grande fã de chocolate, doce que ganha apenas uma vez por ano, e de seu maior fabricante, Willy Wonka, cuja fábrica é enorme, enigmática e muito perto de sua casa.

A família tem trabalhado muito desde que o pai de Charlie (Noah Taylor) perdeu seu emprego na fábrica de pasta de dentes. Eis que Willy Wonka lança uma estranha promoção: em cinco de suas Barras Wonka, havia convites dourados, que davam a quem os achasse o direito de passar um dia visitando a fábrica. Charlie, então, abre seu presente anual mais cedo, mas não consegue encontrar o Convite Dourado.

A primeira criança a encontrar o Convite Dourado é Augustus Gloop, que mora em Düsseldorf, Alemanha. Era de se esperar que Augustus ganhasse o Convite Dourado, já que come tanto por dia. A segunda pessoa a achar o convite foi Veruca Salt, residente de Buckinghamshire, Inglaterra. Veruca sempre consegue tudo o que quer, e atazanou o pai até conseguir um Convite. Porém, não foi o senhor Salt que o deu, nem a senhora Salt, mas sim as pobrezinhas das empregadas da fábrica de nozes do senhor Salt. A terceira ganhadora foi Violet Beauregarde que vive em Atlanta, Geórgia, e que tem entre seus hábitos a luta de caratê e a arte de mascar chiclete. Em suas palavras e nas de sua mãe ela "é uma vencedora". Mas até que o fato dela, com apenas 10 anos, ter 263 troféus e medalhas é impressionante. O que ela parece mais gostar é o recorde mundial de mascar mais chicletes (o seu recorde foi de 3 meses seguidos!). O quarto ganhador foi Mike Teavee, que mora no Denver, Colorado. Mike é um garoto prepotente, mal-humorado e metido a sabe-tudo, além de ser viciado em televisão e videogames e não mostra nenhum interesse por ter ganho um Convite Dourado. O menino encontrou o convite com contas complicadas, precisando comprar apenas um chocolate.

Ao que parecia, o último convite foi achado por uma pessoa da Rússia, mas descobriu-se que o convite era falso - exatamente na hora em que Charlie encontrava o último convite e saía correndo para a casa de seus pais. Uma mulher para ir a fábrica resolveu dar US$500,00 de presente para ele em troca do convite.

Charlie iria dar o convite para a mulher, mas por insistência da família resolveu não dar o convite, e ir à fábrica. O horário de comparecimento à fábrica era 10 horas da manhã.

Na Fábrica de Chocolate de Wonka, os garotos conhecem Willy Wonka e seus estranhos empregados, os Oompa-Loompas de apenas cerca de 30 centimetros de altura. Na Fábrica, cada um dos garotos egoístas recebe um castigo, e uma música, composta pelos Oompa Loompas. O primeiro a ir embora é Augustus Gloop, num acidente na sala do chocolate. A segunda é Violet Beauregarde, num acidente inesperado e inacreditável na importante sala de invenções. A terceira (já era de se imaginar) é Veruca Salt na sala de nozes. O quarto (finalmente) é Mike Teavee na sala que ele próprio escolheu (é claro que foi na sala de televisão). Só sobrou Charlie.

Charlie ganhou a Fábrica, mas a recusou, já que não poderia levar sua família. Charlie ajudou Willy Wonka a resolver os problemas com seu pai, o Dr. Wilbur Wonka (Cristopher Lee). No fim, Charlie ganhou a Fábrica de Chocolate e Willy Wonka, uma família. A vida nunca foi mais doce.

Fonte: Wikipédia



Ultimas exibições:

Fundamentação:

A elaboração deste projecto pretende ir ao encontro de princípios inerentes à Lei de Bases do Sistema Educativo, uma vez que prevê a criação de actividades e de espaços educativos que estimulam novas aprendizagens e preenchem utilmente alguns tempos não lectivos dos alunos.

O “Clube de Cinema” visa constituir mais uma oferta da escola no âmbito das Actividades de Complemento Curricular e foi concebido com o intuito de promover nos alunos o desenvolvimento do espírito crítico e o gosto pela intervenção cívica.

Com a concretização deste projecto, pretende-se ainda realizar uma abordagem mais lúdica e aplicada à realidade dos conteúdos leccionados nas disciplinas de Geografia, História, História e Geografia de Portugal e EMRC. As limitações horárias resultantes de uma distribuição lectiva semanal diminuta, levaram alguns docentes deste departamento a procurar novas soluções que corporizem a importância da formação dos alunos na área das Ciências Sociais e Humanas, vertente cada vez mais negligenciada por parte da tutela. Com a implementação deste Clube, os docentes desejam enriquecer as aprendizagens dos alunos, através da observação de filmes, documentários ou reportagens que vão ao encontro e complementam os conteúdos programáticos leccionados no momento. A apreensão cognitiva é mais eficaz e duradoura quando os conhecimentos adquiridos fazem sentido e sempre que é compreendida a sua aplicação à realidade.

O fascínio pela sétima arte, a que os nossos jovens não são imunes, pode ser, neste contexto, um auxiliar precioso na construção do saber, uma vez que as imagens, algumas vezes mais valiosas do que as palavras, são sem dúvida uma mais-valia na tarefa de compreender o mundo de antigamente e o actual, levando também ao conhecimento dos lugares, das regiões e das inter-relações entre espaços.

Objectivos:

  • Promover a iniciativa/criatividade;
  • Analisar situações problemáticas do mundo, passadas e presentes;
  • Desenvolver a consciência de cidadão do mundo;
  • Promover o conhecimento de outros povos, outras culturas e factos históricos relevantes;
  • Desenvolver a consciência cívica e moral e o espírito de cooperação, solidariedade e respeito pelos outros;
  • Criar hábitos de trabalho individual e em grupo, fomentando a pesquisa e a investigação, perspectivando atitudes de autonomia;
  • Aumentar a diversidade de interesses;
  • Desenvolver nos alunos atitudes de tolerância mas também regras de convivência que contribuam para a sua educação como cidadãos tolerantes, justos, autónomos organizados e civicamente responsáveis;
  • Fomentar o espírito crítico;
  • Fomentar a capacidade de avaliar situações;
  • Promover a interdisciplinaridade.