O Agrupamento de Escolas D. Luis de Ataide tem vários projetos Erasmus+ a decorrer desde o ano letivo 2018/2019. Estes projetos tem vindo a ser implementados em algumas turmas do 6º ao 9º ano e inclui o 1º ciclo. Existe ainda um projeto que permite a mobilidade de professores para formação. Segue uma breve descrição de cada projeto:
Condições de participação nas atividades
KA1 - Aprendizagem em Movimento [2018-1-PT01-KA101-046803] 2018/2020
Este projeto foi elaborado tendo por base as necessidades sentidas através do plano de melhoria, assim como, do plano de auto-avaliação do agrupamento e dos quais surge o atual projeto.
Pretende-se com este projeto atingir os seguintes objetivos:
- a) Melhorar as práticas pedagógicas atuais e as abordagens presentes à gestão da sala de aula e à gestão e organização da escola.
- b) Capacitar o desenvolvimento profissional e linguístico dos professores.
- c) Adoptar novas ferramentas de intervenção na área da inclusão.
- d) Promover práticas pedagógicas inovadoras e de articulação entre departamentos.
- e) Introduzir a dimensão europeia nas práticas e estratégias educativas do agrupamento, abrindo espaços e redes de comunicação e intercâmbio, trazendo uma aproximação às abordagens, critérios de qualidade, estratégias e visões de outros países europeus.
- f) Contribuir para o sucesso escolar dos alunos e para a prevenção do abandono escolar precoce e para a promoção de uma escola inclusiva e globalizada.
O projeto irá permitir a mobilidade em Job Shadowing e em Cursos de formação a 14 professores do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde.
KA229 Mathematics and FUN
Anos letivos: 2019/2020 – 2020/2021
Países envolvidos: Bulgária, Chipre, Estónia, Itália, Polónia e Portugal
Publico-alvo: Educadoras e professoras – pré-escolar/1º ciclo
Objetivos:
- Apoiar os professores na aquisição de novas habilidades-chave e competências profissionais por meio da implementação de tarefas do projeto.
- Desenvolvimento de competências matemáticas e linguísticas das crianças, na fase inicial da educação.
- Fortalecer métodos, técnicas e formas de trabalho, dirigidas às crianças na fase inicial da educação, usando as ferramentas STEAM.
- Melhoria da qualidade do trabalho das organizações parceiras no estágio inicial da educação na área de desenvolvimento de competências básicas, incluindo competências matemáticas e essenciais.
KA229 “CHANCE - School exCHANges for ClimatE changes:
improving performance in maths and science,
fostering responsible citizenship and
environment friendly attitudes of pupils through
school exchanges”
Anos letivos: 2018/2019 – 2019/2020
Países envolvidos: Grécia, Itália, Letónia, Polónia e Portugal
Publico-alvo: turmas do 6º ano do AEDLA.
Objetivos:
- Aumentar o desempenho dos alunos, especialmente em relação às disciplinas de ciência, matemática, TIC e competências linguísticas através das atividades do projeto;
- Desenvolver as competências ao nível de cidadania, participação social e cívica, competências linguísticas, espírito de iniciativa, pensamento crítico e de consciência ambiental;
- Promover uma melhor utilização das metodologias de ensino através do uso das tecnologias digitais na educação,
- Desenvolver o espírito de cooperação nos professores de forma a trabalharem em equipas internacionais, via skype, ou outros mecanismos de comunicação digitais de forma a desenvolver estratégias didácticas.
KA229 “CREATIVE STUDENT”
Anos letivos: 2019/2020 – 2020/2021
Países envolvidos: Bulgaria, Grécia, Polónia, Portugal e Roménia.
Publico-alvo: turmas do 7º ano do AEDLA.
Objetivo:
- Consciencializar para o patrimônio cultural, nomeadamente invenções, sobre o crescimento económico e a coesão social;
- desenvolver um modelo atrativo de clubes depois da escola;
- adquirir novas estratégias educacionais para promover o desenvolvimento da criatividade, autoconsciência, inovação, empreendedorismo, tolerância, empatia e espirito de iniciativa;
- adquirir novas estratégias, estimulando a participação dos alunos em eventos realizados na escola e na comunidade local;
- familiarizar-se com os sistemas educacionais de todas as organizações participantes;
- adquirir novos métodos de desenvolvimento do pensamento crítico para o uso dos mídia;
- melhorar as competências linguísticas de professores e alunos.
KA 229 “Don’t be afraid of Maths”
Anos letivos: 2018/2019 – 2019/2020
aíses envolvidos: Alemanha, Croácia, Eslováquia, Polónia, Portugal e Suécia.
Publico-alvo: alunos do 8º ano do AEDLA.
Os principais objetivos do projeto são:
- Desenvolver as competências ao nível da matemática;
- Envolver o corpo docente na dinâmica de cooperação internacional;
- Envolver as disciplinas de matemática, inglês, físico-química, história, geografia e TIC dos 6 países envolvidos.
- Adquirir novas formas de aplicar a matemática em diferentes áreas do dia-a-dia.
KA229 - WORKING FOR EUROPE
Anos letivos: 2018/2019 – 2019/2020
Países parceiros: Alemanha, Grécia, Lituânia e Portugal.
Público-alvo: alunos do 9ºano do AEDLA
Objetivos:
- Conhecer as várias profissões que podem existir nos países envolvidos;
- Dar a conhecer algumas profissões locais;
- Desenvolver a criatividade dos alunos.